NÃM Urban Farm Cascais
A NÃM Cascais vem inaugurar uma nova rede de quintas urbanas baseadas na economia circular.
É bem no centro de Cascais, e num lugar histórico de forte identidade, que disponibilizamos agora aos Cascalenses, os nossos cogumelos, frescos e deliciosos, acabados de colher de dentro dos dois contentores instalados no mercado.
E porquê no Mercado da Vila?
No fundo, é esta proximidade com o que é local, que nos fascina. Por isso faz todo o sentido fazermos parte desta rede.
Desde a produção dos alimentos, à sua entrega e consumo, o nosso objectivo é manter todo o ciclo a acontecer o mais próximo do consumidor.
Existe também uma grande resiliência neste processo e maioritariamente no que diz respeito à tentativa de redução da pegada ecológica ao máximo. Evitamos o transporte dos alimentos, ao colhê-los no local minutos antes de entregar ao consumidor.
Por isso, para além de frescos e deliciosos, os nossos cogumelos conquistam certamente paladares pela sua frescura diferenciadora.
É desta forma trazida a agricultura ecológica para o meio urbano, criada uma proximidade e formadas pontes no contacto com a comunidade local, por ser um produto também local e que contribui para o bem-estar do planeta e daqueles que dele usufruem.
Com isso acabamos por criar uma identidade de partilha e inovação com foco na agricultura em espaço urbano e na promoção de jovens agricultores.
Tal como num ecossistema natural, a Nãm procura sempre ser uma empresa promotora de uma gestão contínua, capaz de gerar recursos com valor positivo e sustentável, num contexto cada vez mais restrito de disponibilidade de recursos, trazendo a agricultura para o meio urbano e permitindo aos agricultores urbanos cultivar mais e melhores alimentos em ‘qualquer lugar’, de uma forma prática, eficiente e ecológica.
Apesar de ser um conceito ainda em construção, o desenvolvimento da agricultura está diretamente relacionado à urbanização e à vida na cidade. A relação entre produção de alimentos e formas de constituir a cidade é indissociável, mas também depende das dinâmicas de cada lugar e cidade.
Com as nossas quintas urbanas pretendemos realçar as relações entre o rural e o urbano, entre a sociedade e a natureza; dar vida a diferentes formas e expressões das agriculturas urbanas: a horta, o quintal, etc; praticar e refletir em várias questões, resiliências e repensar os acesso aos recursos naturais na cidade.
Pretendemos criar áreas ‘verdes’ com a possibilidade de múltiplos alcances e não apenas com o objectivo de oferecer um produto alimentar de qualidade, mas também pautar valores ambientais, sociais, culturais, dando continuidade ao nosso paradigma de não tratar como lixo os resíduos orgânicos, mas como parte de um ciclo em que o que veio da terra, volta à terra.
‘The whole is greater than the sum of its parts’
Artigo escrito por Mafalda Martins.
Deixar comentário
Este site está protegido pela Política de privacidade da hCaptcha e da hCaptcha e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.