Um mundo melhor: O crescimento qualitativo

Crescimento é um processo em tudo o que é vivo e está profundamente incorporado no padrão da vida. Tudo na natureza cresce. No entanto, tudo cresce, mas só até certo ponto. Árvores e plantas nunca crescem até quilómetros de altura e a população de uma espécie nunca cresce sem que, até algum momento, encontre um competidor.

O equilíbrio e a diversidade parecem ser a regra na Natureza.

Algo de ainda mais interessante acontece na Natureza; o desperdício não existe!

Um mundo melhor: O crescimento qualitativo

Após 4.000 milhões de anos de tentativa e erro, a Natureza chegou a um tal nível de perfeição e a um equilíbrio tão perfeito que o desperdício não existe, havendo uma muito boa razão para isso: O que é desperdício para uns, transforma-se em energia para outros.

Por exemplo, matéria orgânica morta, como a madeira, é decomposta pelos cogumelos, que por sua vez, alimentam animais, que depois fertilizam o solo para que outras árvores cresçam.

Porém, o que tem isso a ver com crescimento? Parece que a Natureza consegue aproveitar completamente toda a energia localmente disponível e canalizá-la de um reino para o outro.

E precisamente assim que nós deveríamos olhar para o desperdício criado pelo nosso sistema económico. O desperdício não deveria ser visto como um desperdício, mas como uma oportunidade de criar mais valor económico, social e ambiental. Não só isto resultara em menos desperdício e, por conseguinte, menos impacto negativo, mas também criara novas oportunidades e em última análise crescimento.

crescimento qualitativo

O crescimento que todos queremos é qualitativo. Queremos que o crescimento seja um ciclo virtuoso que crie um impacto positivo e duradouro na nossa sociedade.

O crescimento deveria significar mais árvores e menos Co2, mais realização e menos injustiças sociais, menos pobreza e mais igualdade!

Na NÃM, o nosso objetivo é criar e promover uma sociedade que procura um crescimento de qualidade ao produzir cogumelos locais usando apenas o que está disponível localmente. Também queremos partilhar a nossa paixão com o máximo de pessoas possível com esperança de deixar o Mundo um bocadinho melhor.

From waste to taste