Conexão com a natureza dentro da cidade
A parceria com a Noocity
A Nãm está localizada numa zona bastante agitada da cidade de Lisboa e por vezes existe o receio de desconexão com a natureza. Felizmente, a parceria com a Noocity permitiu-nos aumentar ainda mais a união com a natureza na nossa quinta urbana!
A Noocity é uma start-up portuguesa, com sede no Porto, focada no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da Agricultura Urbana doméstica. Esta start-up permite aos agricultores urbanos cultivar mais e melhores alimentos em qualquer lugar, de uma forma prática, eficiente e ecológica. Com as hortas Noocity, é possível trazer a agricultura para o meio urbano e reabilitar espaços muitas vezes inutilizados.
A Nãm tem vários aspetos em comum com a Noocity, mas destaca-se a dedicação à economia circular. Ambas consideram importante dar uma nova vida aos resíduos. Na Nãm, o desperdício da produção de cogumelos resulta num fertilizante orgânico e nutritivo para o cultivo de frutas e legumes na horta Noocity. No fim, a equipa Nãm aproveita os alimentos biológicos e saudáveis para fazer almoços deliciosos :)
Esta parceria é uma grande oportunidade para provar que a agricultura urbana pode ser uma atividade realmente sustentável e produtiva.
O poder de mudar o mundo está nas nossas mãos!
Cultivar alimentos em casa
Vive na cidade e questiona-se como pode incluir a natureza no seu dia-a-dia? A Noocity permite integrar a Natureza de forma inteligente e sustentável nos nossos hábitos diários!
Podemos ambicionar ter desde um simples jardim de ervas aromáticas a uma verdadeira produção auto-suficiente no nosso quintal, varanda ou jardim!
Não é necessário sermos gurus da horticultura para sermos capazes de crescer alguns vegetais e legumes para as nossas refeições. Aqui na nossa horta na Nãm optámos por instalar 10 canteiros onde plantamos flores, ervas aromáticas e vegetais! Tentamos criar um ecossistema funcional para todas as plantas, que atraia as nossas amigas abelhas e ainda que deixe os nossos queridos passarinhos alimentar-se (sim, temos um casal que se instalou aqui por cima da nossa horta!).
As combinações que utilizámos foram canteiros em que agrupámos tomate, coentros, rabanete, agrião, espinafre e pimentos; canteiros com erva príncipe, tomilho e alfazema.

As calêndulas são das plantas mais utilizadas nas consociações e na prevenção natural de pragas. É uma boa companhia para os morangueiros, feijoeiros, framboesas, tomateiro, batateira e alho francês. Atua como um repelente da mosca branca, da mosca do alho francês, várias pragas da couve e nematóides do solo. Em contrapartida atrai insectos polinizadores, crisopas, joaninhas, sirfídeos (alimentam-se principalmente de pulgões) e Percevejos (predadores de ácaros e mosca branca).
Para o nosso “moulching” utilizamos o fantástico fertilizante que resta da nossa produção (mistura de palha, borra do café e micélio) e que nos ajuda a adicionar nutrientes e a aumentar a retenção de água nos canteiros. Os restos de micélio são ainda fundamentais para estimular o network e ligações entre as raízes das nossas plantas.
Usámos a técnica do “chop and drop” que consiste em retirar algumas partes das nossas plantas e deixá-las a cobrir o solo, como forma de adicionar mais nutrientes de forma simples e ecológica.
Evitamos remexer a terra para não perturbar as diversas camadas que se vão formando, pois em cada camada predomina determinado tipo de microorganismos que não convém misturar.